Como resolver...
Encontre aqui orientações práticas sobre os principais motivos das reclamações registradas na Ouvidoria Setorial da ANEEL. Conheça melhor seus direitos e deveres e também as obrigações de atendimento das distribuidoras.
-
Consumo não faturado
Sua distribuidora está cobrando consumo de energia que não havia sido faturado? Pode ter ocorrido medição deficiente ou irregular. Leia mais.
-
Iluminação pública
Entenda de quem é a responsabilidade pela manutenção nas ruas da sua cidade e conheça o que é a Contribuição de Iluminação Pública - CIP.
-
Falta de energia
Ligar para a distribuidora é a primeira medida. Conheça as responsabilidades da distribuidora e como a ANEEL procura garantir o fornecimento de energia.
-
Aumento no valor da fatura
Aumento da tarifa, bandeiras tarifárias, fuga de corrente ou acúmulo de consumo? Conheça prováveis causas do aumento da sua conta.
-
Demora para ligar a unidade consumidora
Casa nova, ligação nova. Conheça os prazos e as condições para a distribuidora iniciar o fornecimento de energia elétrica.
-
Equipamentos eletrônicos queimados
Faltou energia e seu televisor queimou? Aprenda aqui como solicitar o ressarcimento e em que situações ele não se aplica.
-
Suspensão do fornecimento de energia
Conheça em que situações a distribuidora pode suspender o fornecimento de energia à sua casa.
-
Perda do benefício baixa renda
Sua família deixou de receber o benefício? Saiba quem tem direito à tarifa social e quais as regras de manutenção.
-
Geração distribuída
Descubra como gerar energia em casa e o que são os créditos de energia. Aprenda o que deve ser calculado para saber se vale a pena para sua família.
-
Problemas com recebimento de fatura
Conheça como deve ser entregue a fatura de energia: locais de entrega, segunda via, datas de vencimento, ciclos de faturamento.