Auditoria Interna
A Auditoria Interna da ANEEL - AIN, foi constituída originalmente pela Resolução n° 267, de 13 de julho de 2001. Atualmente está estabelecida no Art. 14-C do Regimento Interno da ANEEL.
À AIN compete auxiliar a ANEEL a realizar seus objetivos, exercendo as seguintes atribuições:
I – Realizar trabalhos de avaliação e consultoria baseados em riscos;
II – Exercer a interface institucional com os órgãos de controle e monitorar o atendimento das suas demandas;
III – Monitorar e avaliar o atendimento das demandas exaradas pela Diretoria Colegiada da ANEEL às UORG;
IV – Coordenar a elaboração da Prestação de Contas Ordinária Anual da ANEEL;
Suas atividades são norteadas pela Norma de Organização n° 50 que trata dos procedimentos gerais referentes às atividades de auditoria interna a serem observados no âmbito da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
A NO 50 é o estatuto da AIN, e foi editada em conformidade com o que estabelece a Instrução Normativa nº 13, de 06 de maio de 2020 da Controladoria-Geral da União, que aprovou requisitos mínimos a serem observados nos estatutos das Unidades de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal.
- PAINT e RAINT
Neste espaço são disponibilizados os dois principais documentos que tratam dos trabalhos desenvolvidos durante o ano pela Auditoria Interna da ANEEL: o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) e o Relatório Anual de Auditoria Interna (RAINT).
O PAINT contém o planejamento das atividades e a programação dos trabalhos de auditoria interna para determinado exercício. O Plano, contendo o planejamento para o ano seguinte, é emitido em outubro e deve ser aprovado pela Diretoria até o fim de cada exercício.
Já o RAINT contém relatos sobre a execução das atividades de auditoria interna em função das ações planejadas no PAINT de determinado exercício. Contempla, também, informações de ações não planejadas. Esse Relatório é emitido em janeiro de cada ano e contempla as análises das atividades desenvolvidas no exercício anterior.
Nos links abaixo podem ser acessados os últimos PAINTs, RAINTs e os Relatórios de Auditoria emitidos a partir de 2021:
PAINT 2020 RAINT 2020 PP2/2021
PAINT 2019 RAINT 2019 PP3/2021
PAINT 2018 RAINT 2018 PP4/2021
PAINT 2017 RAINT 2017 PE1/2021
PAINT 2016 RAINT 2016 PE2/2021
Adicionamente a AIN é responsável pela implantação da Gestão de Riscos na ANEEL (Estratégico e de Processos).
- O Processo de Gestão de Riscos Estratégicos da ANEEL, detalhado no Manual de Riscos Estratégicos, possui como base a estrutura do framework da Norma ISO 31000:2009 Gestão de Riscos e os fundamentos e conceitos do COSO II - ERM, composto por oito fases, conforme descrito no Manual.
- O Manual de Gestão de Riscos de Processos da ANEEL possui como base a estrutura do framework da Norma ISO 31000:2009 Gestão de Riscos e os fundamentos e conceitos do COSO II – ERM e é composto de sete fases, interconectadas, conforme descrito no manual.